"A palavra escola em grego significa o lugar do ócio e surge, na Idade Média, para atender a demanda de uma nova classe social que não precisava trabalhar para garantir a sua sobrevivência, mas que necessitava ocupar o seu tempo ocioso de forma nobre e digna. Este lugar é a escola, que inicialmente se instaura como um espaço para o lazer e consequentemente o prazer. Com o passar do tempo, começa a perder esse significado, passando a ser vista como um lugar onde se vai buscar e adquirir novas informações, na maioria das vezes de forma descontextualizada, tornando-se um lugar enfadonho e desprazeiroso. Tal afirmativa, pode ser ratificada no discurso de crianças, adolescentes e até mesmo dos adultos que necessitam ir a escola, marcando a diferença entre o aprender com prazer fora da escola e o aprender dentro do espaço escolar."
O que acham desse trecho publicado na revista Comunicação & Educação, por Nelson Pretto, está contextualizada com nossa prática atual?
Em cartaz...
Há 15 anos
3 comentários:
Oi Rose,
Que coincidência! Acabei de postar sobre isso e para ilustrar o assunto coloquei uma música de Gabriel O Pensador, que mostra a opinião de um aluno sobre o contexto escolar. E começei dizendo: Como é atual essa letra! Acho sim que o desprazer em ir para escola ainda é muito comum pra uma boa parte dos alunos. E me questiono: será mesmo que eles não têm razão?
Dá uma olhada na postagem, o blog é:http://mariepensamentos.blogspot.com
Bjs!
Puxa Rosi, eu sinto o mesmo sobre a imagen da escola atual,as minhas lembranças da escola não são nada felizes e do jeito que a coisa vai indo não vai mudar.Tudo bem que devemos pensar +, mas ....
BJK NANDA
Olá Rosane,
cadê o material, as reflexões solicitadas?
Faça isso com urgência!!!!!
Postar um comentário