NO MAR DAS IDÉIAS

NO MAR DAS IDÉIAS
NAVEGAR É PRECISO...

VAMOS "TRICOTAR" JUNTOS?

Pensar coletivamente é juntar as minhas e suas idéias diferentes e fazer com que sejam nossas idéias...

08/12/2009

Criando conhecimento coletivo...

Conhecimento coletivo, aprendizagens compartilhadas, seminários abertos, produção de midias... não é que ler, aprender, discutir essas tecnologias contemporâneas dão o que pensar, falar, escrever, bloggear?

Penso que juntos nesse semestre, aprendemos novas formas de produzir conhecimento e de nos relacionarmos com ele e com os outros. Sabemos que  os conhecimentos prévios que trazemos se interligarão com os outros conhecimentos trazidos pelo professor e colegas, pelas redes de informação, formando novas ressignificações. Aprender é mais do que reproduzir o saber que está pronto, é ressignificá-lo pelas associações com os outros saberes e criar outros, num aprender criativo, inventivo... infinito...

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget

Podcasts

Os podcasts são arquivos de áudio, normalmente em formato mp3, gravados que podem ser acessados em qualquer tempo que são transmitidos via Internet. Um podcast pode conter seleções de músicas, comentários e opiniõe, reflexões, entrevistas, mensagens, etc. Pode ser usado como recurso pedagógico e para atualização científicas. Visite alguns links interessantes com arquivos podcasts:

RADIO MEC AM/FM

MUSICAS

TOQUE DA CIENCIA

Fust e inclusão digital


Fundo de Universalização para os Serviços de Comunicação

"... O FUST é destinado ao cumprimento das metas de universalização, criado para oferecer serviços de telecomunicações em situações nas quais a exploração eficiente desses serviços não é suficiente para cobrir os custos das concessionárias. Para tanto, o Fust possui diversas fontes de receita, sendo a maior em materialidade a contribuição correspondente a 1% da receita bruta as operadoras... o Fust pode ser um importante meio de viabilização do acesso à internet para diversas iniciativas governamentais relacionaas à inclusão digital."

Será que com esse fundo teremos superação da "inclusão" digital dos que estão marginalizados? Creio que é preciso antes, a superação da exclusão social. Muito mais que os recursos, precisamos erradicar a fome, o desemprego, o analfabetismo que tanto assola nosso país. Apesar de entender que precisamos de infra-estrutura e tecnologia, de que vale se não as relacionarmos com as políticas públicas para fazer acontecer a inclusão? Creio que enquanto os setores essenciais como a saúde, educação e trabalho não dialogarem e buscarem as soluções, continuaremos promovendo a exclusão.

Politicas Publicas

Os projetos concebidos para a inclusão digital e disseminação da cultura digital nas escolas e para a formação do professor, têm sido dissociados e desarticulados dos que já existem como é comum ás políticas públicas no país . Todas as vezes que um governo termina e outro começa, os projetos daqueles são substituídos por estes, trazendo descontinuidade e desânimo nos sujeitos e atores da educação.

As políticas públicas precisam prever a educação continuada em espaços que englobem a região urbana e rural, pois tanto o professor da cidade como do campo precisam de informação, reciclagem e atualização do fazer pedagógico, ou a escola continuará a ser desiteressante e palco da violência entre crianças e jovens.

Tecnologia e Formação



A formação do professor precisa dar conta da necessidade de uso das tecnologias que hoje se apresentam cotidianamente a todos. "O professor precisa estar a frente do seu tempo" e para dominar essas tecnologias, é preciso de qualificação que atenda a essas demandas. Didática pedagógica e conhecimento técnico das mesmas, são componentes básicos para sua prática e sem ela, ficará distante do conhecimento e marginalizado.


"A  influência das Tecnologias da Informação e da Comunicação se faz sob questões excludentes e seletivas. Entretanto, elas não estão fechadas, pois busca-se a democratização digital. O professor é o elemento fundamental para desencadear esse processo. Entretanto, também sofre com a falta de políticas públicas voltadas para uma formação continuada que privilegiem a sua inserção no ambiente tecnológico."

07/12/2009

Um milhao de amigos ?



Há uma tendencia humana natural para a vida social, junto a outros semelhantes. Inicialmente isso era uma questão até mesmo de assegurar a continuidade da vida, posteriormente tornou-se forma de transmissão e construção de conhecimentos para a evolução humana. Nos dias atuais, a necessidade de sociabilidade e construção de relações humanas têm tido o apoio do aparato tecnológico nas redes relacionais como o Orkut, twitter, etc.

Essas relações chamadas virtuais dão conta da necessidade de sociabilidade ou têm sido superficiais e desprovidas de significado? Os laços criados na internet conseguem suprir a necessidade de amizades?

O Rádio na Escola



O rádio é o meio de comunicação de massa  que proporciona uma comunicação interativa onde o ouvinte tem voz e vez. O rádio na escola promove uma forma de comunicação horizontal e democrática aos seus membros. Mais importante do que produção que se faz pelo seu uso, são as relações que os sujeitos estabelecem nesse processo de construção coletiva e participativa, onde não só a comunidade escolar, como também a comunidade periférica onde está inserida participa.

A ação educativa proporcionada pela utilização de programas de rádio na escola, promove a auto-estima e autovalorização dos seus membros, permitindo sua expressão através da ampliação da sua voz e comsequentemente transformando-os em agentes e produtores culturais.

06/12/2009

Pirataria e licenças flexiveis




O Creative Commons Brasil é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais.Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados".

Acho que alternativas como o creative commons são mais coerentes com a realidade da pirataria estabelecida em que vivemos. Reservar alguns direitos para os autores e liberar outros para que haja democratização do uso e divulgação do produto talvez seja a solução para esse impasse entre autores e usuários.

04/12/2009

Democratização da Comunicação



A utilização dos meios de comunicação por apenas um grupo de pessoas/empresas, cria uma monopólio de ideologias, um pensamento único para todos e nivelamento de comportamentos... isso não é democracia.

Comunicação é interação, é troca, por isso é preciso democratizá-la torná-la viável, plural e participativa a todos, como é o caso das rádios comunitárias, que apesar da burocracia para a concessão, vem significando a voz dos que não eram ouvidos.

"A democratização da comunicação é, antes de tudo, uma questão de cidadania e justiça social, que integra o direito humano à informação e à comunicação."

Da vida pública todos paticipamos mesmo achando que não, mesmo considerando que o público é do "governo". A participação popular, a coletividade e o engajamento popular nas tomadas de decisão são imensamente importantes para a consolidação da democracia.

I Conferência Nacional de Comunicação

"De acordo com o Decreto Presidencial publicado no dia 16 de abril de 2009, a I Conferência Nacional de Comunicação terá como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e será realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2009 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília."

Será que essa conferência trará visibilidade à real situação da comunicação no Brasil? Penso que do jeito que se comportam as políticas e os políticos brasileiros, usando as concessões de radiodifusão como moeda de troca por favores políticos ficamos desesperançosos, por outro lado, considero a conferência um "grito" de repúdio dos brasileiros contra o que vêm se fazendo até hoje.

02/12/2009

Inclusão Digital?

Sem recuperar o fio da meada da história não chegamos aos conceitos e sim aos pré-conceitos...

Como compreender um termo que está diretamente ligado à expoliação dos direitos sociais promovido pelo modo de produção capitalista, ao desaparecimento do coletivismo e promove o individualismo? Acho que precisamos de uma releitura do termo: integração social, cultural, do conhecimento, das tecnologias, enfim, integrar os desintegrados para transformar a realidade. Mudar a realidade da evasão escolar, do desinteresse e da violência com a introdução da tecnologia de forma interessante e abrangente, já é realidade em algumas escolas.


TV Digital


A TV digital traz a possibilidade de interatividadeidade e de inclusão social pro país, depende entretanto de vontade política do Estado e de mudanças na legislação das comunicações.

03/11/2009

"A palavra escola em grego significa o lugar do ócio e surge, na Idade Média, para atender a demanda de uma nova classe social que não precisava trabalhar para garantir a sua sobrevivência, mas que necessitava ocupar o seu tempo ocioso de forma nobre e digna. Este lugar é a escola, que inicialmente se instaura como um espaço para o lazer e consequentemente o prazer. Com o passar do tempo, começa a perder esse significado, passando a ser vista como um lugar onde se vai buscar e adquirir novas informações, na maioria das vezes de forma descontextualizada, tornando-se um lugar enfadonho e desprazeiroso. Tal afirmativa, pode ser ratificada no discurso de crianças, adolescentes e até mesmo dos adultos que necessitam ir a escola, marcando a diferença entre o aprender com prazer fora da escola e o aprender dentro do espaço escolar."

O que acham desse trecho publicado na revista Comunicação & Educação, por Nelson Pretto, está contextualizada com nossa prática atual?

16/09/2009




O uso reduzido do computador nas escolas como ferramenta faz com seus usuários sejam meramente expectadores e "usuários" dos softwares, deixando de usurfruir do bem maior que é a apropriação e criação do saber coletivo na recriação do seu proprio saber.

02/09/2009



A reforma na pedagogia vai além do uso dos recursos tecnologicos, repensa a educação niveladora, simplificadora e favorece ao mesmo tempo as aprendizagens coletivas e privadas.

26/08/2009




A cultura não é estática, ela recebe influências de todas as outras tb. pela globalização e isso enriquece cada uma, sem no entanto desapropriá-las de suas origens. parafraseando o autor, "Culto é alguém que sai da sua cultura em busca das diferenças para enriquecer a sua."

"A palavra globalização tem seu lado positivo e negativo. Tem-se muito medo, mas ouçam: sou dessa cultura, mas estou encantado por estar no Brasil, porque estou em outra cultura. Ser culto é querer mudar a própria cultura. O movimento de globalização, que causa tanto medo, não me assusta por isso. Criamos diferenças e ser culto é ir em busca da diferença."(M. Serres)
Educar é ensinar alguém a deixar de ser o parasita do outro. Ensinar-lhe a autonomia. Ensinar de uma forma que não tenha de pedir sempre assistência à mãe, ao pai, ao irmão, aos vizinhos. Ele é autônomo e tem de assinar um contrato com o outro. Ele tem de dar, na medida em que recebe, estar em simbiose consigo mesmo.(Michel Serres)

Frases

  • A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.(Drumond)
  • Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.(Drumond)
  • Não sei ...se a vida é curta ou longa demais para nós, Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.(Cora Coralina)
  • Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)
  • "O homem moderno pensa perder algo — tempo — quando não faz as coisas depressa; entretanto não sabe o que fazer com o tempo que ganha, a não ser matá-lo".(Eric Fromm)